Jornal Impacto News

www.negocios-servicos.com.br

Diretor Geral: César Borges.

Ano XV - 2ª quinzena de Agosto de 2014. n° 254

Telefax: (11) 3972-0874 / Cel.: (11) 9 8456-2832

E-mails: cesar_btavares@terra.com.br
               cesarborgestavares@r7.com

Auditores fiscais

No dia 11 de agosto de 2014, 98 novos auditores Fiscais Tributários Municipais (AFTMs) foram empossados em uma cerimônia realizada no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura, região central.

Com a contratação dos novos servidores especializados em Gestão Tributária e Tecnologia da Informação, a Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico espera repor a defasagem de funcionários em alguns setores e fortalecer áreas específicas da pasta.

“Apesar do nome auditor fiscal de tributos municipais, nós entendemos que o papel de vocês é muito maior do que ele pode parecer. É um papel realmente de liderar as finanças da Prefeitura em todas as suas dimensões. Quando vocês começarem a ser alocados em diferentes funções, vocês vão entender o que é a secretaria em um escopo bastante amplo. Estamos falando de receitas, e aqui é um primeiro objetivo da secretaria: aumentar a receita da Prefeitura”, afirmou o secretário municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Marcos Cruz, que completou: “No primeiro semestre, o ISS na cidade de São Paulo foi o que mais cresceu entre as capitais do mesmo porte. Esse ano foi a receita que mais cresceu de todas as capitais, com um crescimento real de quase 50% acima da média das outras cidades.“

Além das boas-vindas, os 98 empossados receberem informações a respeito do processo de treinamento e uma cartilha com as principais informações sobre as atribuições da Secretaria de Finanças, suas principais áreas e departamentos.

“Este concurso tem uma particularidade que vai entrar para a história da Prefeitura de São Paulo, pois essa foi a primeira nomeação que leva em conta a lei municipal 15.939, aprovada em 2013, que estabelece cotas nos concursos públicos da Prefeitura para negros, negras, afrodescendentes e portadores de deficiência. Então esse é o primeiro concurso que essa lei é efetivada e, portanto, no edital de chamamento foram reservadas 5 vagas para candidatos portadores de deficiência e 20 vagas para negros, negras e afrodescendentes”, destacou a vice-prefeita, Nádia Campeão.

O concurso faz parte dos esforços da Secretaria de Finanças para garantir o desenvolvimento organizacional, tecnológico e de Recursos Humanos.

A contratação também irá possibilitar o abastecimento de outras pastas com especialistas na área contábil. “Os números que nós temos é que 6 mil pessoas buscaram essa mesma posição e nós estamos efetivando agora 98, com uma esperança muito forte de que assim que existirem melhores condições financeiras e orçamentárias na Prefeitura a gente possa recompor totalmente o quadro funcional dessa e de outras áreas”, disse Nádia Campeão.

Também participaram da solenidade: Antonio Paulo Vogel de Medeiros (secretário adjunto de Finanças e Desenvolvimento Econômico), José Alberto de Oliveira Macedo (subsecretário da Receita Municipal), Rogério Ceron de Oliveira (subsecretário do Tesouro Municipal) e André Tomiatto de Oliveira (o Coordenador Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico).

Os beneficios da massagem para bebês

Momentos de bem-estar para as mães e seus filhos acontecem quinzenalmente na UBS Vila Espanhola. Próximos encontros estão marcados para os dias 2 e 16 de setembro de 2014, das 15 às 16 horas.

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte, por meio da UBS Vila Espanhola, está proporcionando às mamães da região Norte momentos de bem-estar e descontração com seu filho através da massagem para os bebês conhecida como Shantala. O encontro, que é realizado quinzenalmente, acontece na UBS Vila Espanhola, Avenida João dos Santos Abreu, 650. Interagir com o bebê, aumentar o vínculo afetivo da criança com os pais - através do toque carinhoso das mãos - e transmitir amor são os principais objetivos da Shantala. A massagem pode ser praticada pelas próprias mamães em crianças com mais de um mês de idade e consiste em repetições de movimentos e alongamentos, trabalhando as articulações e musculatura e sendo realizada em várias partes do corpo: peito, mão, barriga, perna, pé, costas e rosto. A agente comunitária Antônia Páscoa realizou um curso de Shantala há três anos e experimentou a massagem pela primeira vez com o seu filho no encontro. Segundo Antônia, “a técnica é muito viável para as crianças e seus efeitos são notáveis”. Alguns dos benefícios da Shantala são: alívio de insônias, melhoria das sensações de segurança e redução de tensões e bloqueios. Antônia confirma essas reações logo após o encontro. “Meu filho estava agitado no decorrer das massagens, mas, com o passar do tempo, ele foi ficando mais calmo e até acabou dormindo”, afirma. O ambiente também foi elogiado pelas mamães. A professora Aline Montenegro, que já praticava o Shantala com a sua filha mais velha, compareceu ao encontro com a sua recém nascida e aprovou o local. Segundo Aline, a explicação da massagem é realizada de uma forma agradável e detalhada para as mamães. “A professora dá abertura total para as mães perguntarem o que quiserem, além de passar muitas orientações sobre cuidados com o bebê”, declarou Aline. Outras vantagens para o bebê também estão presentes na prática da Shantala, como a redução de cólicas, ativação da circulação sanguínea e linfática e o desenvolvimento de uma boa consciência corporal. “A minha filha está muito mais receptiva com as outras pessoas, além das cólicas terem diminuído bastante”, afirma Aline. Principalmente nos primeiros meses, ter esse tipo de contato é fundamental. Através da massagem, o vínculo materno é consolidado, além de ajudar o pequeno a se adaptar a tantos estímulos do ambiente ao seu redor.

Corredor de Ônibus

Foram iniciadas as obras de construção do corredor de ônibus na Avenida Rio Branco, no trecho compreendido entre a Avenida Ipiranga e a Rua Helvétia, no sentido Centro/Bairro. Trata-se do mesmo corredor Inajar de Souza, que tem 14,6 quilômetros de extensão, que chega agora na sua fase central. O isolamento do trecho da Avenida Rio Branco, que conta com aproximadamente um quilômetro de extensão, ocorreu no dia 17 de junho e as obras foram iniciadas no dia 25 de junho de 2014. O prazo para a execução do corredor nesse trecho é de aproximadamente dois meses e meio. Nessa parte da obra, o corredor terá nova pista, com 3,5 m de largura, construída de forma mais robusta, com pavimento de concreto para suportar o tráfego dos ônibus comuns, bi e triarticulados. Construída dessa forma, a pista exclusiva resulta em maior economia e mais conforto para os passageiros. Além da pista exclusiva, o restante do corredor, que é de asfalto, será recapeado.Iniciada em novembro de 2013, prevista para ser executada em dois anos, mais de 55% (do pavimento rígido nos dois sentidos) da obra já foram concluídos em apenas oito meses. Em algumas vias, como a Avenida Marquês de São Vicente, as obras de pavimentação foram finalizadas totalmente. Completo, o Corredor Inajar de Souza terá oito novas paradas. Os trechos já entregues possuem três paradas, que já estão em pleno funcionamento, com o apoio de modernos abrigos, iluminação e nova sinalização para as plataformas, que orienta pessoas com necessidades especiais.

Corredor de Ônibus

Ocupando uma área de 60 mil metros quadrados, cerca de 480 expositores nacionais e internacionais dos seguintes setores: editoras, escritores independentes, livrarias, distribuidoras, importadores, exportado res, materiais e serviços associados à produção do livro, fabricantes de papel, gráficas, jornais e revistas que mantenham seção literária regular, que expõem suas principais obras, estarão apresentando seus lançamentos e proporcionando encontros com vários escritores, bate-papos e seções de autógrafos, despertando o gosto pelos livros. A expectativa dos organizadores para essa edição é repetir o sucesso de 2012, devendo atrair cerca de 800 mil visitantes, durante a sua realização. Além da larga oferta de publicações, a Bienal do Livro oferece uma intensa programação cultural, desenvolvida para despertar o interesse pela leitura. O evento mescla literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura. Alguns convidados internacionais da Bienal: Harlan Coben (23 agosto, 10 horas): americano, premiado autor de romances de mistério; Kiera Cass (23 agosto, 18 horas): americana, criadora da trilogia “A Seleção”; Cassandra Clare (23 e 24 agosto, 14 horas): americana, autora da saga “Os Instrumentos Mortais”; Hugh Howey (24 agosto, 18 horas): americano, autor de sci-fi, sucesso com “Wool”; Ken Follett (30 agosto, 10 horas): galês, autor best-seller de “Os Pilares da Terra”; Sally Gardner (30 agosto, 15 horas): a autora inglesa fala de seus livros para jovens.

INGRESSOS Os bilhetes custam R$ 14,00 (sexta, sábado ou domingo) e R$ 12,00 (segunda a quinta), com direito à meia entrada. O Vale-Cultura será aceito para aquisição de ingressos e livros.

ACESSO GRATUÍTO Terão direito a acesso gratuito: professores, bibliotecários e demais profissionais da cadeia produtiva do livro; grupos de estudantes, das escolas particulares e públicas, além de crianças de até 12 anos e adultos maiores de 60 anos. Todos deverão realizar previamente seu cadastro no site da Bienal (www.bienaldolivrosp.com.br). O credenciamento no site é obrigatório para garantir o direito à gratuidade. Aos professores, em especial, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo oferece uma verdadeira reciclagem de conhecimento através de cursos desenvolvidos durante a feira.

TRANSPORTE GRATUÍTO Para os visitantes que utilizarem o Metrô, além da facilidade e rapidez, haverá transporte gratuito à disposição. Os ônibus circularão com ida e volta ao Parque Anhembi a partir da estação Tietê do Metrô durante todos os dias da semana e ida e volta a partir do Terminal Rodoviário e estação da Barra Funda apenas nos finais de semana.

Nelson Americo de Godoy
nelsonamericodegodoy@bol.com.br

Corredor de Ônibus

No dia 20 de agosto de 2014, o prefeito de São Paulo inaugurouuma ciclopassarela de 180 metros de extensão que liga o Parque do Povo à Ciclovia da Marginal Pinheiros, na Zona Oeste da cidade, passando sobre a marginal e os trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

“São Paulo está há uns 20 anos atrasado em relação ao resto do mundo, só que em pouco tempo nós vamos conseguir alcançar, porque nós estamos fazendo São Paulo ganha ciclopassarela sobre Marginal Pinheiros, na Zona Oeste A obra liga o Parque do Povo à Ciclovia da Marginal. Até o momento, a cidade possui 20,3 km de novas vias para ciclistas. parcerias com o governo Federal, com o governo Estadual, estamos fazendo muita parceria. Então nós vamos correr atrás do prejuízo e entregar tanto trilho como BRT, quanto ciclovia, que é o que São Paulo já devia ter há pelo menos 30 anos”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

A ciclopassarela é uma contrapartida de um empreendimento instalado na região e tem como objetivo minimizar os impactos no trânsito. O projeto da ciclopassarela foi concebido pela empresa responsável pelo empreendimento e aprovado na Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Siurb). A via possui rampas e um elevador para facilitar o acesso, e foi construída com estrutura metálica, laje em concreto e guarda corpo em aço galvanizado.

Ciclovias

Até o momento, São Paulo conta com 20,3 km de rede cicloviária inaugurados nesta gestão. A meta é atingir 400 km até o final de 2015.

Somente neste mês, a Prefeitura pretende inaugurar 30,6 quilômetros de ciclovias na cidade. “A ciclovia não é só mobilidade. As pessoas estão imaginando que é só questão de mobilidade. É também uma questão de mobilidade, mas é um transporte não poluente que faz bem para a saúde como nenhum outro transporte. É um transporte que dialoga diretamente com uma agenda de saúde, que tem a ver com alimentação, que tem a ver com obesidade, pressão alta, diabetes. Eu estou orientando o José de Filippi [Saúde] a convocar os médicos da Prefeitura para quando prescrever exercício físico citar a ciclovia”, disse Haddad.

Nos próximos dias, a partir da ciclopassarela, será concluída a conexão com um novo trecho de ciclovia, que irá até as vias para ciclistas já existentes na Avenida Brigadeiro Faria Lima e na Marginal do Rio Pinheiros. As primeiras ciclovias, dentro da proposta de expansão, surgiram em junho deste ano. Desde então, 12 ativações já foram realizadas (contando com esta da ciclopassarela).

Corredor

Na mesma data, o prefeito Fernando Haddad também visitou as obras do corredor de ônibus Faria Lima/Cidade Jardim. A obra está sendo feita entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Ponte Cidade Jardim, e totaliza 720 metros de extensão. Essa intervenção vai beneficiar 160 mil pessoas, em média, que utilizam o transporte público na região.